Em Patos, foi concluída a formação das primeiras famílias do serviço de Acolhimento Familiar. Denominado no município como “EntreLaços”, o serviço é conduzido pela Prefeitura Municipal de Patos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Semudsh), projetado para oferecer um lar temporário a crianças e adolescentes que estão em medida protetiva de afastamento de suas famílias biológicas.
Nesta semana, o programa completou a formação das duas primeiras famílias aptas a acolher crianças e adolescentes em seus lares. O programa é aberto a todas as configurações familiares. Seja uma família tradicional, uma família solo, homoafetiva ou qualquer outra configuração, o que importa é o amor e a disposição de oferecer cuidado e proteção. Os interessados passam por um processo de seleção que inclui entrevistas, visitas domiciliares e a formação feita pela equipe técnica, formada por psicóloga e assistente social.
Renata Gomes e Nadir Rodrigues, agora aptas para serem Famílias Acolhedoras, são exemplos inspiradores para mais pessoas conhecerem e se inscreverem para o acolhimento familiar. Renata descobriu o EntreLaços enquanto buscava outras informações no site da prefeitura e sentiu-se motivada a participar. Por outro lado, Nadir, já familiarizada com o acolhimento institucional, ficou ciente do programa por meio da Lei Municipal nº 5.623, de 30 de setembro de 2021, que criou o serviço Família Acolhedora. Enquanto vereadora, participou da aprovação dessa lei e posteriormente enxergou no EntreLaços uma nova oportunidade de fazer a diferença. Ambas estão prontas para acolher crianças e adolescentes com todo o amor e dedicação.
Ascom PMP