Um dia triste para a Educação Superior do Sertão da Paraíba: morreu nas primeiras horas desta sexta-feira (28), em Patos, vítima de complicações de um câncer que vinha sendo tratado, o empresário Antônio Monteiro da Nóbrega, que tinha 87 anos.
Monteiro, ao lado de José Gomes Alves (in memoriam) e outros, foi também fundador da Fundação Francisco Mascarenhas, mantenedora das Faculdades de Filosofia Ciências e Letras de Patos, que deu origem ao Centro Universitário Unifip, hoje uma referência de ofertas de cursos de graduação e pós-graduação no Nordeste.
Sr. Antônio, que tinha conhecimentos técnicos em Contabilidade, se destacou com uma gestão eficiente do financeiro nessa instituição, bem como na gestão da antiga escola técnica Roberto Simonsen, que ao lado de outras pessoas também foi um dos fundadores. Ele atuou na construção civil, construindo vários edifícios no centro e bairros de Patos, sempre os denominando com nomes dos filhos e netos; um dos mais conhecidos o Edifício Rayanne, uma galeria comercial que vai da Avenida Epitácio Pessoa à Rua Rui Barbosa.
Ele era caso com a senhora Edinalva Alves e pai de José Alberto (Beto Monteiro), Marcos Antônio, Edvânia e Rayane. O seu corpo será velado no Cemitério Parque da Paz, às margens da BR 230, e deverá ser sepultado no final da tarde, ainda desta sexta, no Cemitério São Miguel.
Segundo informações, o Unifip decretou luto e suspendeu atividades nesta sexta-feira por conta do falecimento.