Na Paraíba, o uso de conteúdo manipulado por IA (Inteligência Artificial) começou a ser produzido e espalhado nas redes sociais bem mais cedo do que se podia imaginar.
O candidato a prefeito pela oposição em Santa Rita, o radialista Nilvan Ferreira (Republicanos), deverá denunciar o seu concorrente, o pré-candidato a prefeito Jackson Alvino (Progressista), apoiado pela situação, à Justiça Eleitoral da Paraíba. O motivo: sua voz num vídeo editado falando o que ele nunca disse. “Fui pego de surpresa com esse vídeo que é mentiroso. Jamais falei nada semelhante, muito menos sobre Jackson”, disse Nilvan.
O uso de Inteligência Artifical, que vem sendo debatido e será proibido durante a campanha eleitoral deste ano, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá punir os candidatos que desobedecerem.
Atualmente há vários aplicativos que possibilitam a manipulação de voz e transformações faciais, o que pode complicar as pessoas por algo que jamais tenha dito ou expressado. E para evitar problemas e concorrências desleais durante um processo eleitoral, o TSE decidiu aplicar penalidades.
No caso de Santa Rita, cidade na região metropolitana de João Pessoa, conforme Nilvan, o assunto deverá chegar como denúncia formalizada por ele e seu partido ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A assessoria do pré-candidato Jackson ainda não se manifestou sobre o assunto.
Veja o vídeo divulgado nas redes sociais que é motivo de questionamento na Justiça Eleitoral: